[ Vox populi vox Dei ]

2013-04-13

« PORTUGAL ... SOMOS NÓS! »


É nos momentos mais difíceis  que se revela o caráter de um Homem; é nos períodos mais complicados da sua História que se afirma o caráter de um Povo.  Em situações como aquela em que hoje vivemos julgamos ser absolutamente necessário levantar a cabeça, olhar com coragem as dificuldades e sermos construtivos, positivos e confiantes que um País como o nosso tem futuro. Porque, como outros já disseram, 'Portugal vale a pena'; ser Português vale a pena; Portugal somos nós! Mesmo, com qualquer Governo que queira contrariar o nosso destino!

Portugal não é um país pequeno; os portugueses, os que vivem no país mais os da diáspora, não são poucos e nunca serão de mais; as fronteiras do território, este retângulo mais as Ilhas e o mar que é nosso, nunca nos limitaram nem limitarão a generosidade de ser português, de ser de Portugal e do mundo.

Portugal é, foi e será, do tamanho da vontade dos portugueses. E a vontade dos portugueses apenas se compara à mais grandiosa utopia. O próprio 25 de Abril, uma alteração ao sistema de poder vigente à época (o fascismo, convém lembrar), foi feito com flores! Quem mais, neste mundo com pouco espaço para a poesia, fez  "revoluções com cravos"?





Em Portugal, os portugueses, este povo que somos, sempre esqueceram as suas amarguras e continuam a dar um exemplo de como bem receber quem nos visita, com hospitalidade e simpatia.

Porque nem sempre estamos conscientes do muito bom que existe neste país e que soubemos construir. É preciso recordarmos que, em mais de 190 países, nós, Portugal, estamos entre os 30 com melhor desenvolvimento, sócioeconómico.

Apesar de tudo! ...

É preciso recordar que este país, Portugal, que tem nove séculos de História, é o que realizou os Descobrimentos, primeiro e decisivo passo para aquilo que hoje chamamos de globalização. Que fomos o primeiro país que aboliu a pena de morte no mundo e um dos primeiros a abolir a escravatura.




Que Portugal tem problemas, sabêmo-lo, mas deu também passos para a construção de uma sociedade moderna, dinâmica e inovadora. Em muitas áreas tem profissionais competentes e reconhecidos: no design, no marketing, na moda, na engenharia, na medicina, na ciência, na arquitetura.

Na educação e na saúde aproximámo-nos dos melhores. Na cultura temos hoje homens e mulheres que são referências mundiais.

Que há grandes empresas multinacionais instaladas em Portugal, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos e trabalhadores portugueses, que obtêm grande sucesso nos mercados e juntos das casas mãe. Sem esquecermos os inúmeros exemplos de vida e mérito dados pelos nossos emigrantes.




Nos cuidados de saúde, em Portugal, passámos de uma das piores taxas de mortalidade infantil para a quarta a nível mundial; em 8 anos construímos o mais importante registo europeu de medula óssea, indispensável ao combate de doenças leucémicas; somos líderes mundiais no transplante de fígado e estamos em segundo lugar no transplante de rins.

Na educação, democratizámos o acesso à mesma e, apesar das dificuldades, e do muito (imenso atualmente) que falta ainda fazer, temos em Portugal, uma população infinitamente mais qualificada que antes.

Na segurança e proteção social, temos hoje, apesar de tudo - a péssima governação ainda em funções -, aquilo que os portugueses que nos antecederam não tiveram e de que tanto necessitaram para se sentirem agradecidos ao Portugal a quem deram o melhor de si mesmos!

Este Portugal que nos deu o ponto de partida para a vida e para o mundo, país onde vivemos e onde vivem cerca de 10 milhões de pessoas, merece que reconsideremos a forma como o vemos e falamos dele.

Merece que o procuremos conhecer mais profundamente, de descobrir o que tem de bom e de muito bom, e de aprender a amá-lo!

PORQUE PORTUGAL SOMOS NÓS ...



4 comentários:

Anónimo disse...

My name's Arron from Heemstede, Netherlands and I just wanted to tell you your article is very thoughtful. The quality of your post is rather good and I can trust you are an expert on this subject. With your authorization, would you permit me to grab your RSS feed to keep up-to-date with future articles? Thanks a ton and please keep up the awesome work.

Feel free to visit my blog cash for diamonds

José María Souza Costa disse...


Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
Eu também tenho um, só que muito simples.
Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
Força, Paz, Amizade e Alegria
Para você, um abraço do Brasil.
www.josemariacosta.com



Invitación - español

ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS disse...

Blog da Academia Machadense de Letras
http://academiamachadense.blogspot.com.br/

VENHA FAZER PARTE DO GRUPO DA ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (FACEBOOK). PUBLIQUE SEUS POEMAS, CONTOS, CRÔNICAS, FOTOGRAFIAS, SUGESTÕES DE LIVROS, PEÇAS DE TEATRO, FILMES...TODO CONTEÚDO CULTURA.
ACESSE O LINK E CLIQUE NA OPÇÃO (SEGUIR/PARTICIPAR DO GRUPO). DEPOIS É SÓ PUBLICAR SEUS TEXTOS COM OU SEM FOTOS.
https://www.facebook.com/groups/149884331847903/

Acesse o blog:
HTTP://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com

Anónimo disse...

This paragraph will assist the internet visitors for building up new webpage or even a blog from start to end.


Also visit my website mfortune casino