

A atriz francesa Brigitte Bardot, conhecida pela defesa dos direitos dos animais, comemorou a decisão do parlamento da Catalunha de proibir as touradas nessa região do nordeste da Espanha a partir do dia 1 de janeiro de 2012.
«É uma vitória da democracia sobre os lobbies taurinos. Uma vitória da dignidade sobre a crueldade. A tourada é de um sadismo incrível. Já não estamos nos jogos circenses e é necessário pôr um fim imediato a esta tortura animal», afirmou a ativista em um comunicado citado pela agência EFE.
A atriz acrescentou ainda que «depois do êxito legítimo desta iniciativa popular, recorreremos à iniciativa cidadã prevista pelo Tratado de Lisboa, pois abolir a barbárie na Europa é um dever moral. Parece-me inútil e doentio orientar o espírito das multidões para espetáculos de sangue e crueldade. Isso só faz alimentar o gosto pela violência que destrói nossa sociedade. A França deve, agora, seguir o exemplo», concluiu Bardot.
O parlamento catalão aprovou, esta quarta-feira, o decreto de proteção dos animais, que implica a proibição das touradas no nordeste da Espanha, a partir de 2012.
6 comentários:
Reconheço-lhe esse lado humano defensora dos animais. Já não entendo e repudio o seu outro lado, xenófobo.
Também fiquei feliz com a proibição de touradas na Catalunha.
Devíamos colocar os olhos em Espanha, país de touradas. Nem entendo como a televisão pública transmite tão bárbaro espectáculo.
Beijinho
Uma pessoa que adora e defende incondicionalmente os animais como ela o faz, ao ponto de a apodarem de maluca, não pode ser má pessoa ao ponto da xenofobia no seu pior!
É algo que obedece a estudo! De uma maneira muito generalizada, os franceses são muito racistas! Se calhar, ela não sabe é disfarçar!
Vou começar a estudar a Brigitte Bardot (...)
Também não entendo como a televisão pública transmite este 'espectáculo' como, aliás, outros tipos de 'touradas' que gosta de impingir!
Beijinho
Eis uma boa notícia, de facto. A cultura não pode justificar a barbárie, e as touradas são espectáculos medonhos de sadismo, de facto, em que o stress e medo dos animais é evidente. De disvertido, não tem nada a não ser para espíritos com referências de boa formação enviesadas.
bjs,
A bárbarie esteve sempre ligada a tiranos ditadores e fascistas.
Cultura não pode,nem sequer,ser invocada.
Faltam príncipios mínimos de educação.
Vamos esperar.Estou disponível e entusiasmado para empurrar a bola de neve.
Merecem-me muito mais respeito os animais do que me merecem alguns ditos humanos.
Um abraço,
mário
Sempre achei um absurdo Touradas, e sou filha de portugueses, e eles adoravam. Acho desumano o que fazem com os pobres animais. Sempre torci para o touro. Graças a Deus alguem teve juizo na Espanha...Beijocas
Lembro-me da BB naquela polémica da caça às focas... Esta mulher, que foi um ícone de beleza nos anos 60 e 70, foi e continua a ser MESMO uma verdadeira amante e defensora da raça animal.
Brigitte Bardot, les animaux , c'est ta raison d'être, como diz a canção.
Enviar um comentário