[ Vox populi vox Dei ]

2010-03-29

« TOURADAS em CALDO de 'KULTURA'... "OLÉ"! »

Manifestação contra Tourada em Madrid

*
Um' paliteiro' (ainda) vivo
«Sou a «Choca» "Mamilhas"
e
rimo com
«Bandarilhas»
OLÉ!»


*
Manifestantes em Madrid


*

.
"Milhares de pessoas saíram às ruas de Madrid este fim-de-semana para protestar contra a declaração que considera a Tauromaquia como um Bem de Interesse Cultural.
.
Várias foram as Associações de Protecção dos Animais que se juntaram à plataforma "A Tortura não é Cultura" e, em conjunto com milhares de cidadãos madrilenos, protestaram contra a Declaração aprovada pelos Governos de Valência e Murcia.
.
O Rei Juan Carlos é um dos maiores adeptos da tourada em Espanha. Pena é que assim, não seja Rei de todos os Castelhanos!"

.

Entretanto, em Portugal... eis o ponto de situação:


Touradas ganham peso no Ministério

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, criou uma secção especializada em Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura (CNC).
Um despacho de 11 de Fevereiro, publicado em Diário da República, cria a entidade destinada a "emitir pareceres e recomendações sobre questões relativas à concretização de políticas, objectivos e medidas a desenvolver" na tauromaquia.

A nova secção, que será presidida pelo inspector-geral das Actividades Culturais, junta representantes do Estado (Direcção-Geral das Artes, da Saúde e de Veterinária) a figuras escolhidas por associações do sector.

Terão assento toureiros, forcados, criadores de touros de lide, directores de corrida, veterinários com actividade taurina e empresários tauromáquicos.

Contactado pelo CM, Rui Bento Vasques, responsável pelo Campo Pequeno, elogiou a ministra por uma medida que "fortalece toda a actividade do sector" e é o "melhor golpe e no momento mais oportuno" contra quem contesta as touradas.

Gabriela Canavilhas é aficionada e participou, enquanto directora-geral da Cultura dos Açores, no Fórum Mundial da Cultura Taurina, que decorreu na Terceira em 2009.

Segundo o gestor da principal praça de touros portuguesa, a criação da secção permitirá "alterar para melhor" o regulamento dos espectáculos taurinos.




(Leonardo Ralha)






LEGENDA:
.
- O texto que concerne a triste realidade portuguesa
está assinado - Leonardo Ralha
- do Jornal Correio da Manhã.

- O resto é uma 'osmose' obtida entre citações
do Diário de Notícias escrito e on-line.
- As fotos são reproduções da Net,
do jornal A BOLA e C. daManhã
.








.









3 comentários:

Paulo disse...

Lamentável é que este elemento (distintivo) "cultural" nos afaste de forma tão radical da modernidade.

momo disse...

ya veo que estás al corriente de lo que pasa en la otra orilla , pero tan cercanas una de otra.
un beso

Maga disse...

Como sou contra tudo e qualquer coisa que sacrifique um animal, nem comento... apenas digo que Portugal é uma enorme arena de uma enorme tourada... e os touros são outros!
César respondi-lhe no meu blog, acho que você tem um bom espírito crítico e irónico, gosto de o ler.
Um abraço
Maga