[ Vox populi vox Dei ]

2010-02-17

CARNAVAL do NORDESTE TRANSMONTANO




IMAGENS DO ENTRUDO EM PODENCE
- GRUPO DE CARETOS-
PORTUGAL
Post de divulgação de Carnaval Português
CONHECER TUDO NA CONSULTA DO SITE
.
= RESUMO (amostra) DO SITE =
.
Mergulhando na raiz profana e carnal, o verdadeiro motivo que move o Careto é apanhar raparigas para as poder chocalhar. Sempre que se vislumbra um rabo de saia, o Careto é impelido pelo seu vigor.
Ao CARETO tudo se permite nesses dias, pois ele assume uma dupla personalidade. O indivíduo ao vestir o fato torna-se misterioso e o seu comportamento muda completamente, ficado possuindo de uma energia transcendental. Existe algo de mágico e de forças sobrenaturais ocultas em todo este ritual de festa que atribui a estas personagens prerrogativas a imunidade interditas a outros mortais. A antiguidade e originalidade desta tradição, cheia de cor e som e a vontade das gentes de Podence, em preservar estas figuras, fizeram dos Caretos personagens famosas para lá dos limites da aldeia... e são cada vez mais frequentes os convites a este grupo etnográfico para deslocações a vários pontos do país e do estrangeiro.
Em Podence, nos dias de Carnaval, os Caretos surgem em magotes, de todos os sítios, percorrendo a aldeia em correrias desenfreadas, num clima fantástico e fascinante, pleno de sedução e mistério. Ninguém lhes consegue ficar indiferente, aqueles que não se vestirem de Careto abrem as suas adegas aos passantes.
As crianças de sexo masculino, os Facanitos perseguem os Caretos tentando imitá-los, as raparigas solteiras, são o principal alvo dos mascarados, admiram-nos das janelas ou varandas das suas casas, com um certo receio de que o entusiasmo dos Caretos os leve a trepar para as poderem chocalhar.
No momento actual mais que uma tradição, são o símbolo da Cultura Nordestina tornando-se um dos Grupos mais emblemáticos a nível Nacional.
Constituído em 1985 dentro de uma associação cultural, com o objectivo de preservar a tradição carnavalesca. O grupo assume-se como etnográfico, sendo constituído por cerca de 20 elementos todos homens, e por onde passam deixam um fascínio sedutor.
O seu curriculum é invejável a nível de participações internacionais, destaque para as duas participações consecutivas na “Disneylandia” PARIS, Carnaval de Nice – FRANÇA e Carnaval de Viareggio - ITÁLIA.
Em Portugal este Grupo tem percorrido o país de norte a sul nos mais diversos acontecimentos culturais e recreativos. São tema de investigação na área da Antropologia Cultural e Social, participando também nos mais diversos programas televisivos da actualidade.
Enquadram-se em qualquer festividade ou animação cultural de preferência animação de rua ou “Parade” com parte instrumental. Está-se perante um grupo que faz a diferença em termos de originalidade, alegria, cor, e sedução pelo mistério num clima verdadeiramente fantástico apresentando uma coreografia fora do vulgar.
A disponibilidade do grupo é total para animar qualquer evento festivo ou cultural em qualquer parte do mundo.
---
.
Nota
Esta divulgação é possível, graças à amável informação
de um dos nossos seguidores/comentadores identificado
na coluna dos comentários do post publicado neste blog
intitulado: «CARNAVAL... ENTRUDO & FOLIÕES... ».



3 comentários:

Maga disse...

Amigo, depois de olhar para a TV e ver os nossos carnavais, mostrados aqui e ali, todos eles uma imitação pobre e barata de outros carnavais, especialmente o carioca,
é um consolo vir a este blog e deparar com um Carnaval Português!
Obrigada amigo

Teresa disse...

Olá César
Vim retribuir a sua visita. E deparei com estes maravilhosos caretos transmontanos, que já apresentei num post do meu blogue aqui há dias. Parece que temos coisas em comum.
Apareça sempre.

Zoe disse...

seria muito mais giro celebrarmos o nosso entrudo do que imitarmos o brasileiro...
enfim, gostos...
abraço
zoe