[ Vox populi vox Dei ]

2009-12-26

«HONORÁVEL, OU... O INDIGNO NEGÓCIO DA CHINA?»







.UM HONORÁVEL HERÓI da PRAÇA da PAZ CELESTIAL.
.
LIU XIAOBO
.« TIGRE de TIANNAMEN ».

.Liu Xiaobo, importante activista político chinês, foi condenado esta sexta a 11 anos de prisão, por subversão, depois de ter encabeçado uma petição que pedia amplas reformas políticas e o fim do domínio do Partido Comunista.
.
XIAOBO, escritor e ex-professor universitário, passou 18 meses na cadeia após a repressão do movimento pró-democracia da Praça da Paz Celestial (Tiannamen) de Pequim em Junho de 1989 e cumpriu três anos de sentença num "campo de reeducação pelo trabalho", de 1996 a 1999.
.
Foi detido novamente em Dezembro de 2008, como um dos autores da "Carta 08", que defendia a democratização da China. O julgamento a que compareceu na quarta-feira, acusado de "subversão contra o poder do Estado", durou apenas duas horas e meia.
.
"Tudo o que posso dizer-lhes agora é que são 11 anos", disse a mulher do acusado, Liu Xia.
.
Diplomatas relataram que Liu Xiaobo também perdeu os seus direitos políticos por mais dois anos.
.
A Amnistia Internacional condenou a pena aplicada a este homem de 53 anos, tendo dito que a liberdade de expressão continua a não existir na China.
.
A Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, manifestou preocupação com o veredicto e afirmou que a sentença representa um duro golpe à liberdade de expressão.
. "O veredicto marca uma nova e grave restrição à liberdade de expressão na China", declarou.
.
Segundo a mulher do activista, ele vai apelar da condenação. O recurso deve ser apresentado em 10 dias a partir de sábado, segundo um dos advogados de defesa, Ding Xikui.
.
A imprensa e os diplomatas estrangeiros não foram autorizados a acompanhar o processo nem a leitura do veredicto.
.
"É uma condenação muito, muito severa, que reflecte também um endurecimento político que observamos desde a preparação dos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim", disse à AFP Nicholas Bequelin, pesquisador da divisão Ásia da organização Human Rights Watch, baseada em Hong Kong.
.
"O Partido Comunista não podia deixar sem resposta o desafio da 'Carta 08'; é uma resposta muito forte.
.
Liu Xiaobo é um bode expiatório, sacrificado para enviar uma mensagem", completou Bequelin.
.
A "Carta 08" foi inspirada na Carta 77 do fim dos anos 1970 de dissidentes da antiga Checoslováquia.
.
Actualmente, tem mais de 10.000 adesões,
segundo a rede
China Human Rights Defenders.
.
Comentários:
.
- Não foi um simples cidadão que foi condenado. Foi a hipocrisia mundial, em particular a Ocidental ao fazer de conta que está tudo bem e ao ter colocado lá os Jogos Olímpicos, assim como as relações comerciais e industriais. O dinheiro vale mais do que os valores humanos!
A. Franco – 25 Dez 2009 / 14:11

.- Texto adaptado de: Págª. de Esquerda

- Fotos seleccionadas in: net


6 comentários:

Zé Manel disse...

Tenho de aplaudir de pé o comentário inserido no fim do texto.

Luisa Moreira disse...

César,

Há dias, vi, ouvi, uma personalidade da nossa praça, quase "babar-se" ao dizer que na China, fazem um aeroporto em quatro meses, e que não pode exceder o tempo estipulado. Trabalham de noite e de dia, chegam a tudo atempadamente, etc........só disciplina. Esquecem-se é de referir, os magros ordenados que auferem, a exploração do homem, e os castigos severos, desumanos, dos incumprimentos. Neste país corta-se a raiz ao pensamento, e quem contraria, ou leva prisão perpétua, ou leva pena de morte.
Devíamo-nos lembrar, quando compramos coisas "Made in China" que o salário do operário, por vezes é um prato de arroz.

Sempre pensei que Democracia, era Igualdade e Fraternidade, na China tem outra interpretação, não há Liberdade de Expressão, coisa fundamental num país democrático.

Abraços
Luisa

César Ramos disse...

Luísa Moreira,

Se Marco Polo aparecesse por aí...,
como ficaria triste ao ver a China que amou e onde tanto aprendeu, não ser hoje exemplo para nada nem ninguém!

Como é possível o alfobre de Confúcio estar reduzido a uma canga feita à régua e esquadro, e a golpes de chicote aplaudidos
por aventureiros ocidentais!?

E assim lá vai mais um ano, sem se avançar uma hora sequer!

Abraços
César

César Ramos disse...

Zé Manel,

Não pude resistir a divulgar aquele comentário que, além de preciso, é precioso!

Não sendo de outra maneira, que seja à palavra que se vá denunciando e envergonhando a cumplicidade que os "homens de negócios" sustentam para mais engordarem, a troco da fome dos outros!

Um abraço
César

Luisa Moreira disse...

César,

Hoje, tivemos mais uma notícia triste, vai, ou já foi executado, um cidadão inglês, por posse de estupefacientes É, grave, mas não é caso para matar, aliás não há motivo nenhum, para tirarmos a vida aos outros. O Sr. Gordon Brown, bem apelou para a não execução, as autoridades chinesas fizeram ouvidos de moucos, mas amanha, estarão a negociar qualquer coisita, e dão um grande aperto de mão. Vivemos, num mundo cão.


Beijinho
Luisa

Zé Manel disse...

Assim como concordo com a liberdade de expressaõ, também concordo com a execução de gente que´é perniciosa para a sociedade.
Britânico, chinês, português, não importa.
Um traficante de droga é um assassino que mata jovens, adultos e velhos, indiscriminadamente!
Apaludo de pé, mais uma vez, mas agora o governo chinês!
Contudo, estou de acordo com a dª. Luisa, quando se refere ao cinismo da política.