[ Vox populi vox Dei ]

2009-11-04

« LEGIO PATRIA NOSTRA »


.
« CÓDIGO de HONRA de LEGIONÁRIO »
.
Artigo 1
.
Legionário, tu és um voluntário servindo a França com honra e lealdade.



Artigo 2
.
Cada legionário é o teu irmão de arma seja qual for a sua nacionalidade, a sua raça, a sua religião. Tu manifestarás sempre a estreita solidariedade que une os membros de uma mesma família.

Artigo 3
.
Respeitador das tradições, fiel aos teus chefes, a disciplina e camaradagem são a tua força, o valor e a lealdade.... tuas virtudes.



Artigo 4
.
Fiel do seu estado de legionário, tu o mostrarás na tua farda sempre elegante, teu comportamento sempre digno mas modesto, teu aquartelamento sempre limpo.

Artigo 5
.
Soldado de elite, tu treinas com rigor, cuida da tua arma como teu bem mais valioso, cuida permanentemente da tua forma física.



Artigo 6
.
A missão é sagrada. Tu a executas até o fim, no respeito das leis, dos costumes da guerra, das convenções internacionais e se for necessário, ao perigo da tua vida.

Artigo 7
.
No combate, tu ages sem paixão e sem ódio, tu respeitas os inimigos vencidos, nunca abandonas nem os teus mortos, nem os teus feridos, nem as tuas armas.
.
No Século XIX, quem gostava de emoções fortes e de uma boa briga, tinha um endereço certo: « A LEGIÃO ESTRANGEIRA ».
.
Criada em 1831 pelo Rei Luís filipe, era uma formação do Exército francês. A sua Missão: proteger os interesses do Império Colonial de França.
.
Os voluntários vinham de todas as partes do mundo. Ao inscrever-se podiam manter em segredo o seu nome e nacionalidade.
.
Devido a isso, boa parte dos legionários era composta de aventureiros que eram pagos para lutar. Uns lutavam para viver; outros, para fugir do seu passado!
.
Qualquer que fosse o motivo, entre eles havia uma fraternidade sem limites. Assim que entravam para a Legião, o passado de cada um era esquecido. Recebiam salário e serviam por cinco anos.
.
Esse período podia ser renovado e então o legionário subia de posto. Após dez anos passava a Sargento e depois a Oficial.
.
Poucos, entretanto chegaram ao oficialato. O seu lema era «HONRA e FIDELIDADE» e usavam quepes brancos (bonés) e dragonas de cores verdes e vermelhas.
.
A Legião tinha Regimentos de Infantaria, Cavalaria e depois passou a ter também pára-quedistas.
.
Em 1843 começou a ser construído o seu Quartel-General na Argélia, num vale deserto ao Sul do Orão.
.
Em dez anos esse posto militar tornou-se numa cidade fortificada, que preparava os recrutas para as lutas nos diferentes pontos do Império Colonial Francês.
.
Entre outras lutas, a Legião participou na " Guerra da Criméia (1855) ", da " Campanha da Itália (1859)" e da Independência do México.
.
Em 30 de Abril de 1863, três oficiais e 62 legionários resistiram contra 2.000 soldados mexicanos numa fazenda chamada «Camerone».
.
Um a um,... cada legionário tombou morto. A partir de então, «FAIRE CAMERONE» passou a significar « resistir até ao fim », na gíria dos legionários.
.
No dia 30 de Abril de 1967, a bandeira tricolor foi hasteada pela última vez e a Legião Estrangeira deixou definitivamente o Saara, encerrando um apaixonante capítulo do livro da aventura... real!
.
Mas a sua actuação continua a verificar-se noutros pontos do globo e em momentos críticos da conjuntura internacional, como em 1978, durante a invasão do Shaba,... no Zaire de Mobotu,... apoiado pela França.
.
Certo dia, em Goma , no Zaire, corria o mês de Julho de 1994, o tenente português Artur da Silva Santos, de 22 anos, mas já um Veterano da Legião, viu um pequeno braço mexer-se numa pilha de cadáveres. Ordenando aos 'bulldozers' que parassem com o desagradável trabalho e procurando conter os vómitos enquanto trepava pelos corpos em decomposição, conseguiu retirar um pequeno indígena de seis anos daquela confusão, prometendo a si próprio:
«Este não há-de morrer.»
.
Colocou então o corpo delgado e macerado da criança no seu 'jeep', levando-o para um hospital militar.
.
Durante várias semanas, foi sabendo das melhoras do pequeno, e quando este deixou o hospital, levou-o a dar divertidos passeios de' jeep'. Santos e a sua mulher teriam adoptado a criança de bom grado, mas uma agência de apoio acabou por localizar a família do rapaz. Tempos depois, o pai do pequeno enviava os seus mais profundos agradecimentos ao «Soldado branco».
.
Este exemplo de solidariedade foi uma centelha dos muitos actos do teatro de guerra no Inferno do Ruanda, onde os Legionários distribuíram alimentos e medicamentos, desarmaram os Hutus (étnia da criança supracitada) e os Tutsis, que tentavam matar-se uns aos outros, e abriram um corredor de 300 Kms., para que os refugiados conseguissem sair do país em segurança, e tiveram ainda a terrível tarefa de sepultar os mortos em valas comuns.
.
Falar da Legião é uma tarefa apaixonante, digna de ombrear com a Princesa das «Mil e uma Noites»!... tanta coisa para contar, mas: pena que os posts longos sejam ignorados por falta de paciência! (...)
.
Com a tradição centenária de disciplina de ferro e dedicação, esta instituição é uma mistura única de mais de nove mil militares profissionais, de cerca de 120 países, tendo passado a desempenhar um papel de guardiã da Paz Internacional.
.
Contudo, fá-lo com a sua lendária dureza e " élan "! Os seus soldados têm-lhe uma dedicação fanática!... a Legião é, para eles, simultaneamente Casa e Família.
.
A sua divisa é "LEGIO PATRIA NOSTRA" - (A nossa Pátria é a Legião), e esta dedicação cria um laço quase sobrenatural entre eles e o Corpo Militar !
.
Se juntarmos a este espírito de corpo, a sua tão especial constituição multinacional, verificamos tratar-se de uma das unidades de combate mais adequadas à tarefa internacional de manutenção da Paz! (...)
.
Observação de prudência:
.
A certas "interpretações" Políticas, dá-lhes "jeito" - mas de longe -, chamarem-lhes MERCENÁRIOS !
.
O 'logo' que ostentam nas boinas verdes, uma asa de águia que segura um gládio, é provocatoriamente tido como... emblema de mercenários!
.
É Vil tal insinuação!... para quem tem nas veias,... mais do que ninguém,... a divisa da:
- Liberdade, Igualdade e Fraternidade!
.
Experimente-se chamar isto, ao mais ' maçarico' dos seus recrutas...!
.
Vão ver... como toca..., a "Banda de Música da Legião",... a Marcha da
.
MARSELHESA!

13 comentários:

Luisa Moreira disse...

César,

Desconhecia muitas das coisas que aqui dissertou, por este facto eu gosto de ler os seus textos, aprendo sempre!

Viu o filme "Hotel Ruanda"? a crítica foi feroz, contudo eu reconheço que é um filme feito com poucos recursos, mas que nos dá uma visão do que ali se passou.

Abraço
Luisa

César Ramos disse...

Não frequento cinema, mas sei pior do que o filme!
Os críticos deveriam ter ido ao Ruanda, e não opinar sentados no sofá!
Admiram-se com 'Estudos' tipo: «Caim»!(...)
Mas hão-de ler mais, tipo: -«Sodoma/Gomorra»!(...)
Estátuas de sal, Saras dos dias de hoje de caras sardentas e ingénuas pensantes "De que planeta é esta gente!?"
A «Legião Francesa» desarmou e policiou o Ruanda! Mas não «é» o Ruanda!
Acho que vou "voltar" à Legião, e ser mais abrangente!

Abraço
César

gin-tonic disse...

Impossível não ler este interesantíssimo documento e não lhe chegarem à memória o "Beau Gest" com o Gary Cooper e a Susan Hayward e, ainda muito antes, a leitura do "Cavaleiro Andante".
É por estas e por outras que conclui que, com posts como este, nunca perde tempo quando navega por bogues.
Um abraço

Anónimo disse...

I have been browsing online more than 3 hours today, but I by no means discovered any attention-grabbing article like yours.
It is lovely worth sufficient for me. In my opinion, if all web owners and bloggers
made just right content material as you probably did, the internet might
be much more useful than ever before.

Also visit my web blog :: travel

Anónimo disse...

Excellent post. I was checking continuously this
weblog and I am inspired! Very useful info specifically the
ultimate phase :) I deal with such information much.

I was seeking this certain info for a very long time.
Thanks and best of luck.

Check out my blog post - germany

Anónimo disse...

I am sure this piece of writing has touched all the internet visitors, its really really
pleasant piece of writing on building up new webpage.

Feel free to visit my blog; vakantiehuizen frankrijk

Anónimo disse...

Hello, I enjoy reading through your article.
I wanted to write a little comment to support you.

Look into my website vakantievilla frankrijk

Anónimo disse...

Excellent site you've got here.. It's difficult to find high-quality writing like yours nowadays.
I honestly appreciate people like you! Take care!
!

my webpage ... huis huren frankrijk

Anónimo disse...

Appreciate the recommendation. Let me try
it out.

Feel free to surf to my website; vakantiehuis frankrijk

Anónimo disse...

Link exchange is nothing else however it is simply placing the other person's webpage link on your page at suitable place and other person will also do same for you.

My webpage; luxe vakantiewoning frankrijk huren

Anónimo disse...

Thank you, I've just been searching for information approximately this subject for a long time and yours is the best I've discovered so far.
But, what concerning the conclusion? Are you
certain concerning the source?

Check out my web blog: luxe vakantieparken frankrijk

Anónimo disse...

I'm not sure where you are getting your info, but good topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for wonderful info I was looking for this information for my mission.

Here is my web site ... vakantiehuisje frankrijk ()

Anónimo disse...

Useful info. Lucky me I discovered your web site accidentally, and I'm surprised why this accident didn't happened in advance!
I bookmarked it.

Here is my webpage; vakantiehuizen huren ()