[ Vox populi vox Dei ]

2009-09-09

«NATUREZAS - MORTAS»


[*Obras de: VAN GOGH
*Pinturas Impressionistas: Natureza morta com Bíblia, e Caveiras.
*Óleo sobre telas.
*O autor das Obras dispensa apresentações.
*O autor do Blog lamenta não as possuir.]
.
Desde a pré-história que o ser humano se identifica com o belo, muito antes de ter sentido vontade de esboçar projectos arquitectónicos urbanísticos nos espaços livres do planeta.
Van Gogh pincelou a bíblia como ele 'viu', e as caveiras que foram sempre elementos subjacentes à redenção perante a vida, eram para sugerir que cada pessoa tinha uma coisa daquelas lá dentro mascarada em vida de beleza epidérmica, antes da grande separação da pele e do osso, na grande entrevista que todos têm com a Morte! Devia dizer quase,... pois, a dar crédito às escrituras que o livro em cima representado afirma, na história mitológica deste grande universo de crenças, há uma grande competição entre uns que foram mortais e outros que se livraram da lei da morte e, precocemente 'astronautas', subiram aos céus dispensando lugares de Culto terrenos,... para memória futura.
Grandes manifestações de Arte!... assustadoras expressões plásticas que o pragmatismo duvida aceitar,... mas também difícil ignorar nas valências daquele livro bíblico que pode ser símbolo de todas as religiões conhecidas,.. e desconhecidas!... até o chinês ateu Mao Tsé-Tung (...) inspirou uma bíblia também! ... o livrinho vermelho!
O homem que 'convenceu' o mundo que fez uma revolução cultural!... nome que chamaram à grande operação de limpeza étnica!!... fugindo-se sempre,... em nome do povo, ... à dureza da expressão... genocídio!
Gostava de estar sossegado perante factos da actualidade portuguesa... mas,... tal não é possível!
Algo de mal,... cheirou no 'reino' da Ilha da Madeira! Não se refere à Dinamarca onde o adágio pertence, e recentemente foi invadida por pandemia dita desportiva e 'futebolística'; as pituitárias estiveram sensíveis... enfim,... algo que não percebe, nem quer... pois, ...afinal, ... a bandeira portuguesa já não passa de estandarte corriqueiro para pessoas se mascararem e agitarem ódios e rivalidades baratas,... como se 'Aljubarrota' ainda fosse 'ameaça'!...
Os ouvidos não quiseram acreditar nas palavras que Manuela Ferreira Leite disse na Madeira.
Acreditava que a "guru" do «PPD» tinha adiado visitar a ilha por motivos de sacudir o capote e não ter de se pronunciar sobre Sr. João da Madeira! Na mesma moeda que chama ao P.R. ,
Sr. Silva!
Mas,... se fosse África diria ser do clima! M.F.L. disse com todas as letras que, a ilha é a grande mãe de todos Manuais para se adaptar biblicamente ao Continente,... sendo o Dr. Jardim... o seu Profeta!
E muito mais disse!... mas não é saudável ser arauto de tanto dislate! (...) e toda a gente já sabe!
Tem significado pensar que, se alguém por sortilégio de algum aprendiz de feiticeiro de Oz a fizer ganhar este acto de legislativas,... então sim... no mínimo, seremos inundados por todas as bananas produzidas naquela' herdade' atlântica, com direito a brinde de sermos mandados por
elementos humanos da mesma espécie botânica! Talvez se fizesse a quadratura do círculo e, de uma vez por todas, o fleumático Presidente da República se encontrasse numa verdadeira salada de frutas política, confeccionada de laranja e bananas!
Despacho premonitório: nestas circunstâncias, apesar de se dizer que fruta faz bem à saúde, o povo não correria o risco de, na verdadeira acepção da ideia, ficar reduzido a pão e laranja?
Indignou o aproveitamento do caso TVI para insinuações de a liberdade de imprensa correr um grande risco no continente, em comparação com todos os media da Madeira... (menos um!)!
Acredita que recebeu curso de demagogia onde passou com 'classificações elevadas', tendo porém passado nos exames com deficiência na cadeira da coerência!... disciplina onde a vê sempre a meter o delicado pézinho numa argola suja!... a lembrar, a «Santanização» que embandeirou e tocou todos os clarins... com Prof. Marcelo, e outros notáveis a colocar madeira na fogueira. Para,... afinal, numa alegada manhã de nevoeiro, pelas mesmas mãos Santana renascer das cinzas!
De certa maneira acredita que a TVI na altura fez parte do refugado de "santanização" e, agora, servem-se das influências intestinas para usarem os mesmos ingredientes e cozinharem um novo prato: o da «Socranização»!
Sinceramente recomendava mais sossego àquela senhora de aspecto que ela própria acha pouco apresentável, embora sem culpa,... e, para seu bem e do país, recolher a penates e ir governar sim,... mas só... a sua própria casa!
O Dr. Alberto João Jardim decerto mandava bananas madeirenses... e... ficávamos por aí!
É que, quanto às laranjas, já não se recomendam nem para saladas,... está
tudo muito podre!... como a sua 'entourage'!...
Dessorada e intragável!
(NATUREZAS - MORTAS)
Mantenha a saúde física...
que o tempo, cuidará do resto.
A Gente.... esquece!

1 comentário:

pollicino disse...

Hello, I have visited your interesting blog ,do you want visit my blog for exchange visit? Hallo,Pollicino
http://internapoli-city.blogspot.com/