[ Vox populi vox Dei ]

2009-08-31

Casa Fernando Pessoa


Bairro de Campo de Ourique - LISBOA

1 comentário:

César Ramos disse...

Após este meu pequeno (primeiro) trabalho de 'campo' experimental, e "intuitivo", como disse " T " dos Dias que Voam, publicando no Blogue uma foto e texto à distância c/ Telemóvel, vou agora transcrever o texto gravado na Placa que a C.M.L. plantou à porta do prédio daquele que foi sempre o "meu" Poeta, mentor e guia de pensamento filosófico.

«CASA FERNANDO PESSOA
inaugurada em 1993, a Casa Fernando Pessoa está instalada na última morada onde residiu aquele que é considerado o maior poeta português do século XX. O restauro e adaptação do prédio foi da responsabilidade da arquitecta italiana Daniela Ermono e da engenheira Paula Nobre, sendo que esta casa-museu tem em lugar de destaque uma biblioteca com as obras do poeta e os livros lidos por ele.»

Segue-se a tradução em inglês, não apenas por ser uma língua internacional mas, também porque Fernando Pessoa ombreou em poesia com e na língua de Shakespeare, como se em português escrevesse(...)

Não aprecio a fachada do edifício. Compreendo que se fez um esforço para dignificar o Homem,...
aplicando materiais sofisticados, mas que tiraram o élan original! Ficou com 'cara' de jazigo... onde os ocupantes ficam na
horizontal!...

Ele!... que tinha o costume de escrever sobre uma cómoda, na posição de pé...