[ Vox populi vox Dei ]

2009-06-07

Kobayashi e... Alunos de 'Pedigree'



FOTO tirada no "JUDO CLUB DE PORTUGAL" no[antigo] DOJO em Campo de Ourique, sito na Rua Coelho da Rocha - Lisboa - no interior de um pátio, ao Lado do "Arte & Sport", instalações que sempre 'respeitaram' os Judokas, na medida em que as paredes se «recusaram a desabar» sobre nós!... Anos depois, mudámo-nos para a Rua D.Carlos de Mascarenhas, Campolide, Lisboa, até aos dias de hoje.

Desde o 'tapete' que era um enorme 'bastidor' de lona esticada sobre a área de ripas de madeira que fazia de 'almofada' quando a lona cedia [pelo peso, ou pela deformação causada pelas alterações de humidade],o que muitas fracturas de costelas e de dedos de pés custou aos Atletas, até à 'insuspeitada' "Espada de Damocles" que nos 'observava' a partir das quatro paredes que rodeavam o "Tapete" [DOJO] e 'ameaçava ruína', mas nunca se 'atreveu' a desmoronar-se sobre as nossas 'inofensivas pessoas'[as paredes podiam cair devido à vibração das 'quedas' após os 'golpes'],tudo tinha um carácter provisório, mas devido à carolice do clube -e a dinâmica do Mestre, não chegou nunca ao definitivo!

Por cortesia do Governo Japonês que nos ofereceu tapetes de palha de arroz, e por compreensão do Governo Salazarista que nos "perdoou" as taxas Alfandegárias, tornou-se possível continuar a praticar JUDO,... mas em condições ideais e mais seguras.

Lembro o colega BARRADAS [eterno cinturão castanho] que, volta e meia lá ficava com 'uma costeleta' no galheiro, ao que Kobayashi acudia e tratava "milagrosamente"!!

Kobayashi não conseguiu foi promovê-lo de cinturão [... quem nasceu lagartixa, nunca chega a jacaré]! Quando entrei para o clube, como cinto branco, já ele era castanho! Fui Cinturão Negro 1º DAN e mais tarde em Shiai [combate], mereci o grau de Cinturão Negro 2º DAN e, ele, o BARRADAS da Swiss Air, lá continuava na sua persistente cor Castanha!

Mas, era dos melhores!!... dava-nos um 'trabalho' dos diabos! O fininho era diabólico e tinha uma 'genica' de morte! Um dia, deu cabo do 'juízo' e do 'canastro' ao 'troglodita' do pegador de touros,... SALVAÇÃO BARRETO!! ....

Esta 'Cena' deixou 'más raízes' e, mais tarde, fez com que o tal Senhor das Touradas Marialvas e Pegadouras - Salvação Barreto - viesse provocar Kobayashi num Restaurante onde se encontrava acompanhado da esposa! A 'paródia' consistia em 'obrigar' o meu Mestre a beber um copo de leite, o que na época significava algo de depreciativo. Kobayashi bebeu, pôs a esposa lá fora no carro e, de seguida mandou servir um copo de leite ao Senhor Marialva das Touradas!!! Isso,... é que era bom!... que não bebia!... e,... como não bebia,... ele e 'sus muchachos' da 'porrada' nocturna,... 'comeram' um arraial de pancada que, ainda hoje lá no Céu, o Sr. Salvação Barreto' perguntar-se-á' como foi possível 'acontecer-lhe' aquilo a ele, o homem que pegara o Touro no filme QUO VADIS?

O pacífico Kobayashi tinha destas coisas Elementares de 'Educação Cívica'!

Este antigo Senhor [Salvação Barreto] da sociedade cosmopolita de Lisboa daqueles tempos, Marialva de gema e um 'pouco' aguerrido quando abusava dos índices de 'alcoolemia', foi um grande pegador de touros, pegava-se à pancada com toda a gente com quem imbirrava nas suas 'cândidas' paródias 'arruaceiras', mas, apesar de ter levado gratuitamente DUAS lições de JUDO, uma do meu colega BARRADAS, e outra do meu Mestre Kobayashi, não conseguiu sentir o apelo da nobre Arte do Judo e, ficou-se até morrer, entregue aos Touros, à Pancadaria barata e, aos Copos e Comezanas (...)

Ainda hoje há quem o 'venere' [e bem, pois merece muitas Missas por sua intenção],
há vários Blogues que o mantêm Herói,... tipo 'Elvis Presley' das Touradas, mas pessoalmente,... não consigo nutrir nenhuma simpatia por TOURADAS, nem pelos seus AFICIONADOS!(...)

«Pour moi», ainda é pior do que o FUTEBOL!

Este senhor da vida nocturna poderia figurar na lista dos Iniciados no Judo pelo maior Judoka do Mundo que é o Mestre Kiyoshi KOBAYASHI!... "Recusou"! Paciência! ...

Houve mais quem o quisesse: e apresento os seguintes:

RICHARD NIXON, nos Estados Unidos, antes de ser Presidente.
RAMALHO EANES, na Academia Militar.
JUAN CARLOS, Rei de Espanha - no Estoril.
CONSTANTINO, Príncipe da Grécia - no Estoril.

E, muitas outras ilustres figuras da nossa Galáxia (...)

Para não tornar a Lista fastidiosa, tudo o que Treina Judo em Portugal, tem
a 'assinatura' do meu MESTRE!...

Foi ele quem me ensinou tudo o que sei! antes, durante e depois da FOTO acima publicada exibindo a minha "guedelhuda" imagem que, por rebeldia, assim estava farta, pois em vésperas de ingressar na Força Aérea iria levar um desbaste como mandam as regras castrenses!

Não sou "importante" como os Notáveis alunos acima referidos!

Mas,... registo a importância
que o MESTRE teve na minha
formação como
Homem.

3 comentários:

Zé Manel disse...

Bonita homenagem ao Mestre Kobyashi!
Será que aquele pátio interior na Rua Coelho da Rocha, onde havia o Judo Clube de Portugal e o Arte e Sport ainda existirá?
Mais tarde com a companhia da escola de modelos de Helena Napoleão...
Enfim, não passo por lá já há muitos anos, pois há dezenas de anos que para se estacionar em Campo de Ourique é mais difícil que ganhar no Totoloto!

dRAMOs disse...

pois, eu gostava que me tivesses ensinado isso tudo. antes de o meu joelho ter ido para o galheiro.. eeheh

Pocahontas disse...

Já vi esta foto algures