[ Vox populi vox Dei ]

2009-06-16

HORÁRIOS do TGV



Após ter espalhado muito fumo, e 'semeado verde' para colher 'maduro', decidi apagar a fornalha, desligar a pressão do vapor das caldeiras, limpar toda a 'fuselagem' da Locomotiva e, remetê-la, a brilhar, para o merecido descanso no Museu da CP no Entroncamento.

A 'Máquina' e mais toda a 'maquinaria' de dialéctica que tem feito atrasar o Comboio do Progresso sempre com os mesmos Velhos do Restelo, passageiros inveterados do imobilismo, cantarolando apenas "cantigas de escárneo e maldizer" a toda a hora, nunca mais deixam publicar os «Horários do TGV» ...

Andou, e anda ainda por aí um Filme muito giro, "O Regresso ao Futuro", que é uma delícia no saltitar e andar a viajar no tempo a emendar coisas que o 'destino' traçou menos bem. Porém, não dispomos de nenhuma 'Máquina do Tempo', nem temos o direito de travar o Futuro!

Num post anterior disse que tive um bisavô que trabalhou na abertura do túnel do Rossio e, como recompensa deixou de ser mineiro e ficou nos Quadros da CP [Caminhos de Ferro portugueses]. Filho dele, o meu avô materno, também fez parte dos Quadros da CP, o que quer dizer que, desde miúdo, me familiarizei com estes dinossauros de ferro, quais dragões cuspidores de fogo, fumo e vapor! Amo-os muito...

Quebrar estes elos é difícil, e ficamos a admirar o passado e nunca mais se apanha a composição do dia de amanhã... difícil, mas não impossível, pois também já não se ia para a Baixa lisboeta de "Chora" [puxado a cavalos], mas de carro movido a electricidade [Carro Eléctrico]!

Tirei as 'fagulhas' dos olhos e, vê-se que se tem feito escola na Opinião Pública da ideia de que o país não deve construir o TGV. Para certos 'opinion makers' será até um investimento muito caro, e a Economia Portuguesa não estará em condições de suportar tal despesa!

Mal comparado [ou bem], não púnhamos os filhos a estudar, porque as Propinas são caras!(...)

Ora tenham santa paciência, mas fartinho de miserabilismos, já não faço mais fretes a 'ideias' que nunca irão a lado nenhum!

Quando se vê, salvar Bancos, andar em guerras alheias, etc. etc., também teremos direito a modernizar algo que nos 'encurte' as distâncias, no Comércio, na Indústria, no Turismo, etc.

O Caminho de Ferro foi sempre uma mais valia nos transportes de mercadorias. Para os que adoram Guerra, no tempo, foi a grande Infantaria em tudo o que tocava a logística militar! Interesses esquisitos [como agora, quiçá] "atrasaram" os comboios e tornaram os mercados [particularmente o nosso] menos concorrenciais devido aos "fretes" por outras vias serem muito mais onerosos!

Parar o Comboio de Alta Velocidade na "Gare" da Prancheta do Projectista, é um "Crime de Lesa Pátria"!

Critica-se o Estado Novo, mas o que de pior teria acontecido se o Engenheiro Duarte Pacheco [Ministro de Obras Públicas] não tivesse feito frente ao imobilismo e, avançar sem medo em todos os projectos que, no curto espaço de tempo da sua vida, conseguiu pôr de pé!?

Sem ajuda estrangeira, deixou vincada a sua determinação nas Obras Públicas, autêntica força viva da natureza que só um miserável desastre de automóvel fez parar a corrida que tinha encetado contra o tempo.

Tinha consciência do atraso nacional e, queria lá saber se estava na 'primeira' República, na 'segunda', ou na do 'meio'? o importante era ir para a frente!(...)

Hoje, atiram com o Partido Socialista e o Eng. Sócrates para cima da cara das pessoas, como se de areia se tratasse! Primeiro, tinham um outro 'argumento' qualquer... agora, vêm com a "falta de legitimidade", por causa das 'europeíces'...
e, quando é que vamos parar, ou onde é que vamos parar se nada se fizer'?

Onde estavam certos "travões de comboios", quando apoiaram a GUERRA no IRAQUE?
Ah! parece que se 'equivocaram' com certas informações sobre armas de destruição maciça!

Então, reconheçam que têm equívocos a mais, calem-se,
e deixem passar os comboios.
Como são de alta velocidade,
nem darão por isso!...

5 comentários:

Pouca-terra, pouca-terra! disse...

Completamente em desacordo! Um CGV (TGV á portuguesa) para ligar Lisboa ao Porto???
Com 5 paragens pelo caminho???´
Quando atinge a velocidade de ponta, está na hora de desacelarar!
Melhorar, sim, o pendular.
Melhorar as vias férreas.
Melhorar o transporte ferroviario de mercadorias.
Isso sim.
Agora, mais uma linha de comboio para o Porto: Jamé!

dRAMOs disse...

O TGV irá ligar-nos à europa em alta velocidade. Somos tão pequeninos em discutirmos projectos cruciais ao nosso desenvolvimento por apenas conseguirmos ver o "hoje". Abram os olhos! Evoluam...
Olhem se há 500 anos o povo tivesse vetado a construção das caravelas por haver outras prioridades...
Quer queiram quer não queiram o TGV trará desenvolvimento. Acho que não vou ter que explicar porque. Basta imaginar como seria todo o país sem auto-estradas...

César Ramos disse...

(...) foram as Caravelas que se 'esticaram' para mais além do que Cacilhas...

(...) foram as pombalinas ruas de Lisboa que se discutiram demasiado largas...

(...)foi o Centro Cultural de Belém que tapava a vista aos 'ofuscados'...

(...) foi a Companhia Aérea Nacional que dava mais "prejuízo" do que Utilidade e Prestígio...

(...) foi a zona oriental da cidade que era "melhor" ter continuado a "ser" «A Disneylândia do Cheirete» em vez da Urbanidade que por lá vinga...

(...) era melhor o PUTO «Afonso» ter continuado a brincar no quintal com o "tio" Egas, em vez de ter arranjado esta coisa complicada da... Nacionalidade!

(...) "Porra"! tirem o pé do "travão"...

Pouca-terra, pouca-terra! disse...

Pura demagogia.
Vital Moreira ou José Sócrates não diria melhor!!!

dRAMOs disse...

Demagogia?
O ideal seria manter o povo ignorante, e só, sem contacto com o mundo. Cultivar a estupidez e o atraso tecnologico, que felizmente começa a escassear, deveria ser considerado Arte!
Desta forma é mais fácil de governar, e enriquecer à pala dos bem aventurados os pobres de espírito.