[ Vox populi vox Dei ]

2009-05-07

LIBELINHA



«Helicóptero ALOUETTE III ["Libelinha" para os "rivais" do Exército]»


Como acessório ao 'perfil' de autor deste blog, capricho em mostrar a imagem de uma das máquinas voadoras que pilotei ao serviço da Força Aérea Portuguesa.

De Portugal Continental à Guiné, aos comandos de uma aeronave igual a esta, conheci tudo o que se me ofereceu, desde a mais belas paisagens às cenas mais chocantes do teatro da guerra!

Tudo fez parte de um período da vida em que optei Servir o País como Voluntário.

Não faltaria pertencer ao grupo dos 'arrependidos', que renegam o passado, não sabendo Honrar a Memória dos que 'caíram'; por isso, nos «10 de Junho», estou junto do Monumento dos Combatentes para dizer: PRONTO [na vez dos Mortos]!

Era uma sensação estranha quando, depois de aterrar na Base, em Bissalanca, me tinham de levar de 'jeep' para Bissau, pois não sabia conduzir as 'caranguejolas'(viaturas automóveis) que tanta 'superioridade' davam (e continuam a dar) a certos arrogantes motoristas, 'donos' das estradas, quiçá... do Mundo!

Na época, a mim, ou a qualquer outro camarada 'pilotaço', chamavam-nos de "malucos"(...)

Um fulano das 'aerovias', para os 'cagarolas' da terra firme não passávamos de uns malucos!...

Ou o Major Alvega, ou outros 'ases' da Banda Desenhada, talvez tenham ajudado a tirarem-nos do "manicómio" [cá para nós, era dor de cotovelo]!(...)

Como 'aquilo' visto cá de baixo tanto parece grande, como não passa de uma "libelinha", eis alguns dados aproximados:

Comprimento: 10,2M Envergadura: 11M Altura:2,9M Peso vazio: 1.105Kg Velocidade Máxima: 280 Kms/h Velocidade de Cruzeiro: 220 Kms/h Autonomia Máx.: 450 Kms. Altitude Máx.: 6.100 M

Sempre que oiço o 'cantar' de um helicóptero, fico de pescoço no ar, para contemplar o seu voo, com nostalgia...

Quem observar esta minha 'dependência'
ainda me vai chamar 'maluco'
como dantes diziam...
Mas não me importo!

1 comentário:

André disse...

Oi Pilotaço!

Fui furriel Comando e não tendo medo de nada, nunca achei que o
"bicho" fosse uma libelinha.

Obrigado por ires aos 10 de junho!
Dia de Portugal
e, como os gajos não gostam,
o Dia da RAÇA!