[ Vox populi vox Dei ]

2009-05-03

DIA DO ARAUTO

O 3 de Maio, para além de ser o Dia da Mãe ['reclassificado', pois já o foi noutra data], é o Dia Mundial dos doentes com Asma e, também, o DIA da LIBERDADE de IMPRENSA.

Esperemos que a 'liberdade de imprensa', nunca tenha 'atropelos' com a coincidência da celebração no dia dos doentes com asma (...)[in Borda d'Água].

Imprensa também quer dizer, máquina com que se imprime, prelo, prensa, tipografia, arte de imprimir, conjunto de escritores, especialmente jornalistas [outrora chamavam "jornalista" ao Ardina - aquele que vendia os jornais].

Produtores e consumidores da Imprensa, costumam chamá-la de "Media" e/ou "Mídia" abreviando o que já pouco de ouve: "mass media". No entanto, "MÍDIA" provém do Latim
"MEDIA", plural de "MEDIUM", e que significa "aquele que está a meio".

Usa-se escrever (dizer) 'mídia' derivando da pronúncia inglesa ainda que a expressão (pronúncia) 'media' é a que tem mais correlação com a origem latina da palavra [alguma influência brasileira misturada também].

Não seja por causa disto que se põe em causa a liberdade de imprensa! aliás, até há "permissidade" para referir 'tal&qual', ao gosto de cada um...

Em termos de Liberdade de expressão, que é o que interessa para que a imprensa se diga Livre, a "porca é que torce o rabo" por vezes! Sem 'piadismos' traquinas, aqui[Portugal] assim foi e, em vários 'cantos' do Mundo, a 'Liberdade de Imprensa' consiste em cada um comprar o jornal que entender,... desde que esteja à venda [autorizado a circular].

Já estou a vêr caras contrariadas com este 'discurso', porque ainda não enunciei o seguinte:

Desde a Implantação desta República, que ora temos (ainda), e após se ter' enchido' a boca e os ouvidos de Liberdade, jamais esquecerei [entre outras situações abstrusas
no sentido libertário dos cravos] a perseguição e Encerramento até à Extinção total do JORNAL REPÚBLICA![bem como as sevícias verbais contra o 'Caneta d'Oiro' RAÚL REGO]!

Nem,(...) como agora se pronuncia [como deve ser dito], o "Estado Novo" se atreveu a tal, e podia tê-lo feito, como também ao Diário de Lisboa, que foram as duas 'gotas de orvalho' de desafio ao "Fascismo" [como já se deixou de dizer]! O Estado Novo, riscava (censurava) com lápis azul!

Na Era dos Cravos riscou-se, não a lápis, mas do Mapa!

E também, nesta geração de aprendizagem de Democracia e Educação (35 anos não são trinta e cinco meses), cometeram-se mais dislates!

[esta é também por baterem no Dr.Vital Moreira! Calem-se, pois isto lá 'fora', é uma vergonha!]

[registam-se já receios de a Internet vir a ser ideologicamente controlada! Outrora era a marca "HIS MASTER'S VOICE" quem estava autorizada a "falar"! Parece que vai ser "reestruturada" em nome de interesses comerciais, para evitar a PIRATARIA!]...

[...não da Somália, que esses são presos e libertados! mas, os da Informática que, esses sim, fazem 'crimes de sangue'!]

E, cometeram-se DISLATES tais como:

Além do citado 'Caso República', o Jornal O DIABO foi suspenso pela espécie de polícia militar política da época, de sigla COPCON, tendo também tido a 'coragem' de enfiar na cadeia elementos do Partido MRPP[Dr.Garcia Pereira candidato 'ad aeternum'
explicaria melhor].

A Directora [Vera Lagoa] do jornal, alegadamente considerado 'pasquim', era uma mulher dos diabos; não se ficou, e substituiu a 'morte cerebral' do Diabo com o 'amanhecer' de outro Jornal com o Título de: O SOL!

Não, não é o Semanário do Sr. Arquitecto Saraiva [ex-Expresso]! Foi o SOL que fez raiar o espírito de Luta da Vera Lagoa, enquanto não foi permitido que o "O DIABO"
voltasse a andar à solta! ...

Este jornal continua na sua missão, bem amado,... mal amado... pouco interessa! Continua, e... pronto!

Mas hoje, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa,
custa [sem ser ARAUTO da 'desgraça'], não ter ouvido absolutamente nada,
nem uns Sinos... de Trindades!...
para recordar o Diário de Lisboa,
ou
A REPÚBLICA (...)
[se calhar... por serem... laicos!]

Sem comentários: