[ Vox populi vox Dei ]

2009-05-10

DECORUM EST PRO PÁTRIA MORI



«GENTIL MARTINS, o Cirúrgião pediatra especialista em separar siameses, foi Atleta Olímpico de Tiro»

Neste Blog, no post de 10 de Abril p.p. [Culto de Moleskine], evoquei discretamente o DR.GENTIL MARTINS, nome que dispensa apresentações na área da Medicina, Ciência e Humanidade, mas, carece de ser conhecido também pelo seu eclectismo que, regista curriculum apreciável de performances em badmington, ténis, ping-pong e voleibol, para além do tiro.

É o Sócio Nº1 da ST 2 (Sociedade de Tiro nº2 - Antigo Grupo Pátria), Clube com 117anos de existência na Actividade de Tiro de Precisão e cuja 'divisa' é: "Decorum est pro Pátria mori" - adaptada da frase de Horácio.- Odes III,2, 13 que exorta os jovens romanos a seguir as virtudes e coragem dos antepassados - «É doce e belo morrer pela Pátria» -'ipsis verbis' em Latim: "Dulce et decorum est pro patria mori".

Além de Campeão Nacional de Tiro, foi Campeão de mais de 12 mil operações que realizou em meio século, que lhe exigiram mão firme, precisão e concentração sem limites - as mesmas características que colocaram, em 1960, o professor e médico Dr. António Gentil Martins na carreira de tiro dos Jogos Olímpicos de Roma.

Personalidade pertença da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal, já em tempo, deixou este parecer: «Para se ser olímpico é necessário dedicação a um objectivo, força de vontade, trabalho e espírito de sacrifício...»

Este conselho, é válido para qualquer actividade desportiva! inclusivé, para a
prática do exercício da cidadania no nosso dia a dia (...)

Tenho o prazer de também praticar as mesmas modalidades de Tiro, e a Honra de entre milhares de associados, ser também "colega" de Clube do Dr. Gentil Martins. Os anos de exercício [meus e dele], em termos da numeração de associado levam-lhe duzentos e tal números de 'vantagem', por ele ser o 'número um'...

É bom que assim se mantenha, pois é sinal de que vamos estando vivos (...) e que, não desistimos da modalidade.

E, porquê falar em desistir?

Porque os aprendizes de 'Feiticeiro' da 'Arte' de 'Legislar', têm-se 'esmerado'
em dar 'BOTA' a cada 'passo'!... parece que, já pouco sai das 'linhas de montagem' da Assembleia, que não se confronte com diversos 'atentados' à lógica das
realidades(...)

Por vir à colação do tema do Tiro Desportivo [quando digo 'desportivo', 'é mesmo desportivo'! não é no sentido [desportivo] de algum desporto de tiro que é "matar animais" {embora tenha de respeitar!... a Manuel Alegre, por exemplo: que é [Poeta] Caçador e Matador de animais! Ah! mas ele,... é do P.S.! não é,... dos "Verdes"! e vamos perceber porque digo isto}...

Se a grande maioria dos praticantes de desporto com armas de fogo é simples plebe, normalmente conotada com 'analfabetismo' e outros 'déficites' ausentes de 'doutorices' e demais títulos 'nobiliárquicos', temos também, nas nossas fileiras, muita Gente com 'rótulos' de igual 'inteligência', o que 'dá' alguma 'idoneidade' às nossas hostes(...)

Nem todos podemos ser Juízes [dizem que não fazem leis, mas fazem Jurisprudência],
mas, têmo-los a criticar as Leis que se têm vindo a promulgar quanto à aquisição, porte e uso de armas, esmagando o acesso a novos adeptos de modalidades desportivas de tiro e, isso,... em "nome" da Segurança Pública!

O assunto é específico, complexo e enfadonho para estar aqui a 'desbobinar'!... até porque, há blogues sobre a matéria!

Só digo isto:

São conhecidas pessoas 'anti-armas', que acham todo este "anti-SIMPLEX" muito 'justo', porque, após terem sido investigadas pela Polícia, não lhes foi concedido direito a, (...) por falta de requisitos e, ou, idoneidade! É simples, e 'compreende-se' a chamada "dor de cotovelo" (...) ou "despeito" (...)

A nova Lei das Armas (agora, parecem 'episódios'!! - todos os anos há mais!),
entra em vigor a 4 de Junho, e foi aprovada por montes de 'caçadores', 'atiradores' e utentes de armas de qualquer calibre, sem curso, nem manual [falo dos deputados - eles podem tudo!], todos pertencentes à maioria do Partido Socialista! Não sei se o Manuel Alegre, que é caçador [e matador de animais, apesar de Poeta], votou a favor, ou contra!

Sei é que a Lei passou com os Votos contra do P.C.P., Bloco de Esquerda, e o Partido dos Verdes [não eram estes, antigamente, os «pacifistas?»] e,...

a abstenção, do CDS e do Partido Social Democrata!

Paulo Rangel, após referir que a Lei é, "UM REMENDO" que revela a "INCOMPETÊNCIA" dos Socialistas! (...)- absteve-se!!... em vez de votar contra!!!![Bloco Central ao fundo do túnel?] (...)

Os 'media', referem Juízes que de forma mais pragmática subscrevem que a Lei é uma "ABERRAÇÃO JURÍDICA"! (...)

Não há crise, embora a CRISE esteja por aí instalada! A Lei, ou as leis, a mim não me afectam nada, por isso, não 'reclamo' em "causa própria"! Sou Atirador Veterano, e as Leis que retiram direitos a muitos, em mim não pegam, enquanto me for 'portando bem' como Cidadão. Ganhei "estatuto" na base da «Lei da Bala»! Como Atleta, acho muito mal que se 'restrinja' o Direito de as pessoas praticarem tais modalidades desportivas ou, "simplesmente", poderem ter um 'instrumento' dissuasor para poderem proteger os seus bens, a família, o próximo, e a si mesmo! (...)

Temos a figura do DR. GENTIL MARTINS! Um homem que gosta de Tiro! Um elemento altamente "perigoso",... não?!(...)

E, onde estão os incidentes da Ordem Pública, provocados (ou provocadores) por Atletas praticantes de tiro de Precisão, ou Dinâmico, que 'justifique' tanta 'atenção'?

Acham que, por sermos atiradores de 'altíssima precisão', temos 'vocação' para Snipers [até de escrever, a palavra mete nojo - e há-os oficialmente!]? - e, com isso, desmotivar as 'Modalidades'?

Andam de tal forma obcecados na caça às "bruxas", que em vez de 'controlarem' as armas, estão a perder o 'controle' das pessoas,... e dos 'brinquedos'!...

Qualquer canivete suísso, para o 'legislador'... é um elemento perigoso!

Só faltava criarem problemas ao Dr. Gentil Martins se, no seu automóvel lhe encontrarem... um ... BISTURI! (...) que é um instrumento altamente cortante!!

É que, qualquer chumbinho de 'pressão de ar', é logo um «arsenal»!!!

Não é assim que 'evitam' o que já foi visto antes, o que se está a vêr em SETÚBAL, e ..., poderão enfrentar nas
[eventuais] posteriores
«metástases infecciosas»!!

1 comentário:

Da Serra disse...

Uma verdadeira cáfila, esses aprovadores de leis!
Mas, pudera... ele comem tudo e não deixam nada!
Ah, essa do sr. Rangel ser contra mas votar como votou, faz-me lembrar aquele dito: P´los mesmos, p´los mesmos...