[ Vox populi vox Dei ]

2009-04-25

UM 25 de ABRIL às DIREITAS

Da 'impossibilidade' deste Texto..., fiz quadratura do 'círculo' e triangulação (trigonométrica) do 'terreno', para 'enunciar' o imperativo evocativo da "Efeméride Slogan": «25 de ABRIL SEMPRE»!... na medida da irracionalidade pensante do findar do dia «25» em cada um dos meses [ABRIL] subsequentes à adopção do Calendário instituído pelo Papa Gregório XIII.

«Sempre»!...advérbio de tempo, é acompanhado na Gramática Elementar por outros: como, Hoje, Amanhã, Ontem, Agora, Ora, Já... e, Nunca!... além de, ainda haver:
Cedo e... Tarde!... 'Conjuguem' isto, e:

Portem-se bem!... que não será pela Gramática... que o Advérbio [SEMPRE] pregará alguma partida 'mutante'!

Passados todos estes anos [Estamos em pleno "35 de ABRIL"], será prudente examinar os 'alicerces' de todo este 'EDIFICIO', que já tem pouco 'Alçado' e se pretende 'sustentar':

Vamos lembrar o tão 'bajulado'[Cérebro do 25/A] OTELO SARAIVA DE CARVALHO!

Há poucos dias "recomendei" neste Blogue - 13 de Abril - [post: MAMA SUME], que lhe fizessem Justiça, deixando de o 'engolir' no desvanecimento do real prestígio que teve, em benefício de 'abutres' que 'terão' beneficiado com a sua 'evaporação'!

Apontado como Cérebro [do 25 de Abril], no fundo, "outros amotinados" usaram-no
[o destemido] como Aríete! Caso falhasse, era a sua cabeça que rolava,... mas não rolou, pois triunfou, e... foi coroada!... Que fazer?...

Ao Salgueiro Maia (outro Aríete), mandaram-no para os Açores! [Foi para onde mandaram o General Gomes da Costa, o do 28 de Maio].

Ao OTELO, personalidade forte de Cavaleiro Andante [sem ele, não havia «Vinte Cincos» p'ra Ninguém] 'encenaram' o que toda a gente sabe, que nada sabe! (...)

[é um bocado forte o epíteto 'terrorista' quando o querem promover e ressarcir...]

O 'Poder' quer 'obrigar' OTELO a Coronel!... E, Salgueiro Maia? vai agora... comandar a Cavalaria de Santarém,... como tanto queria em vida e... merecia? ou não vai ser,... nem Coronel? (...)

Realmente, "vocês" [?] deviam sentar-se à volta da 'fogueira',... para saber como se faz uma 'Bandeira'! e,... mais: como se a Defende!

Os 'súbditos'«BEATLES», recusaram "medalhices" das mãos de Sua Majestade a Rainha!

"NÓS, POR CÁ" ... também temos "tomates no Alfobre" do género:

- GENERAL RAMALHO EANES, recusou dinheiro [MUITO] e o MARECHALATO!

- OTELO SARAIVA DE CARVALHO, recusa o dinheiro [disponibilizado] e ser a "Efígie de Viriato": - 'Apunhalado' para a História, com a "lâmina" de CORONEL!

Para acabar a "minha" comemoração,

[ainda há pouco ouvi os 'tradicionais' foguetes da passagem da meia noite! - "é só Fumaça!" diria o N/Almirante Pinheiro Azevedo!]

Reproduzo o Pensamento do Prof. Dr. JOSÉ H.SARAIVA em 12/10/2002

[se calhar, 12 de Outubro SEMPRE!]

Daqui a 500 anos, ficarão para a História:

- Spínola, o primeiro Presidente, pós 25/A - 1974
- Mário Soares, que reconciliou a 'Família Portuguesa' na Fonte Luminosa.
- José Saramago, porque ganhou o Prémio Nobel.
- Otelo Saraiva de Carvalho, porque foi ele que arrancou com a Revolução.
E, não ficará mais nenhum! (...)

« MAGISTER DIXIT! »

Sem comentários: