[ Vox populi vox Dei ]

2009-04-22

O DIA DA TERRA

(...) lá ficou..., outra vez, o meu 'compincha' Fernando Pessoa 'pendurado' e adiado para o próximo post! já está habituado... desde o dia em que foi preterido de uma candidatura a um emprego, por não ter habilitação suficiente!... [coisas da Juventude Rasca do seu tempo!] - tem-lhe acontecido tudo(...)! [até no Instituto]

Ficou, também, pendente a apreciação Filatélica quanto aos CTT 'lançarem' um Selo do "ALVAREZ" [Um 'carvoeiro galego' que fez umas 'tapas' 'ao quadrado' numa 'Taberna' em Terras de S.Jorge onde se fez uma 'Capelinha', a que, megalomanimamente chamaram MOSTEIRO da BATALHA](...)

Mas, tão PENDENTE, não ficará! algo, me 'ocorreu' agora:

Toda a gente já visitou o Mosteiro da Batalha! e... vê... lá... à porta, um Cavaleiro montado num corcel, ambos, pêlo do mesmo animal: BRONZE! Quem é? já era, é: O SANTO CONDESTÁVEL! [desculpem a pontuação, mas tive de 'trazer' o assunto
(cavalo), a 'passo'!]

Aquela estátua [D.Nuno e Corcel], foi construída [como T.P.C.] a mando de 'alguém'[chulos, de antanho! - como hoje!] que, depois de não conseguir "instalá-la" em lado nenhum, nem em Lisboa, ficou "à rasca" [recriou esse vocábulo] e, foi ter com um 'Velhote bom Conselheiro'..., para solucionar o "problema" de 'estabular' cavalo, e 'alojar'cavaleiro!(...)

O tal Velhote (cognominado: Culpado de tudo!), para 'desenrascar' o "estalajadeiro" [e dar sentido à coisa], perguntou: "mas o que é que está representado nessa estátua?" responderam-lhe: "é D.NUNO ÁLVARES PEREIRA!"

"Ah é?... e não lhes ocorreu nada...? então... olhem!... ponham 'isso', junto do Mosteiro da Batalha!"

E..., é lá que está, e bem!... até aos dias de hoje!...pelo bom conselho do 'velho', de nome: Oliveira Salazar!

«Por muito que custe..., esta foi uma 'verdade' de Monsieur de La Palice!»

Espero, ter ocupado a noite ao ponto de o meu 'servidor' Internet não me 'atraiçoar' a data do Post! Faria questão de, ser datada a 22 de ABRIL, data do "DIA do PLANETA"! (ou da Terra!)...

Pode ser "hipócrisia", mas já que temos o dia do Pai, da Mãe, da Avó, do Natal e sei lá, mais do quê..., que 'deveria' ser todos os dias, vamos lá experimentar o «Dia da Terra» para que, 'um dia', Ela 'nos' 'seja leve'!

Para celebrar, vamos fazer este 'esforço': "BUÉ" de Municípios vão desenvolver acções práticas de promoção da qualidade de vida do planeta e a defesa do ambiente!

A este movimento global de defesa do planeta, este ano já conta com 'mil' eventos [logo, MIL]!!! registados na Rede Internacional que se irão desenvolver em vários pontos do mundo, «Dia da Terra: CEM coisas pelo PLANETA»! Logo Cem! ou será: "SEM"?!

'PAROLES', 'PAROLES' (...)

Quanto me custou estar a copiar este 'palavreado' bonito, que tem a «beleza da nulidade habitual!» ...

Os Cristãos pedem: " O pão nosso de cada dia!"

Para quê, dar-lhes: " a mentira de cada dia! "

Em 1970, o Senador norte-americano Gaylord Nelson instituiu o dia da Terra como o Primeiro protesto nacional contra a poluição! Não queria ser intriguista! mas, logo este senhor, em nome dos que mais poluem o Planeta é que teve que instituir?... dar o exemplo? BOM! se o fez, como reflexão, auto-crítica e, 'saltar' para uma página futura mais limpa,... então tudo bem! Vamos lá fazer como o 'macaco' e, separar convenientemente o LIXO! (mesmo sem direito a bananas)

Há milhões de anos, os DINOSSAUROS 'lixaram-se' sózinhos!

Agora, cabe-nos a nós, libertar-nos

«daqueles»... que,

Ainda... andam

por aí...,

no DIA da TERRA!

2 comentários:

T disse...

O dia da Terra...
Lembram-se daquele trocadilho da nossa juventude?
Pois era, a malta perguntava aos de Lisboa: É pá,tu tens terra?
E como ser de Lisboa era sinónimo de não ter terra, respondiam pela negativa.
E nós, retorquíamos: Está bem, então quem t'enterra sou eu!
Desculpem a brejeirice, mas... terra, enterra, está tudo relacionado.

César Ramos disse...

Bem! (...)

Também se ouviu por aí 'estrebuchar' um tal Partido da Terra!

Como nunca mais se ouviu falar disso, ou 'arrumaram' a enxada, ou deixaram-se 'enterrar'!

Que a terra lhes seja leve!

Acho que não vinham adiantar grande coisa!

Cá,... a Agricultura é 'boa' para Campos de Golf, grandes espaços para Coutadas de Caça, 'secantes' florestas de eucaliptos, e não sei quantas mais trampas que servirão para 'semear' tudo, menos «Pão»!

A Reforma Agrária,... que foi uma reforma antecipada por invalidez de carácter,... deu lugar a "Sacos" de subsídios para cultivar Mercedes, Vivendas 'aquáticas'(piscinas) e, não é preciso acrescentar mais nada: até o mais idiota sabe isto!

Eh Eh! cada vez que lembro! "a terra, a quem a trabalha"!

Devo ser muito inteligente para nunca ter acreditado nestas patranhas!

A terra, nem para 'espaços verdes'!

É para semear cimento,e em vez da velha palha, vai de enfardar rodos de dinheiro!

E vêm, com o "Dia da Terra"!... Vão mas é mandar 'Areia' para os olhos
a outro! (...)