[ Vox populi vox Dei ]

2009-04-13

MAMA SUME

Mama Sumé, o grito de guerra de uma tribo Bantu [Sul de Angola], foi a "Voz com Alma" adoptada pelos COMANDOS do Exército Português, 'Grito de Chamada à União' e,
também, à abnegação de Espírito: "Aqui estamos, Prontos para o Sacrifício".

Homens entre os melhores que 'ganharam' e 'aceitaram' a Boina Vermelha além do "crachat", cumprem com a divisa «AUDACES FORTUNA JUVAT» as missões, preparados e estimulados patrioticamente ao 'estilo' "Rambo", que faz um 'simulacro' para Civil vêr.

A História teve Filhos de coragem e espírito de missão semelhantes [prestígio, glória e mística] como os Cavaleiros da Ordem dos Templários, também com Estandarte próprio e a Divisa: «NON NOBIS DOMINE, non nobis, sed nomine Tuo da gloriam».

Foram "extintos", considerados "POLÉMICOS" pela inveja soez e, o seu [«Coronel»] Grão-Mestre De Molay morto na fogueira, "queimado" pelo Poder de Filipe o Belo.

[Por cá, D.Dinis não foi na onda da 'CEE' da época, reciclou-os a todos, salvando-os]

Actualmente e ao estilo de Soldados da Defesa do Bem, perfilam também os destemidos alistados na LEGIÃO ESTRANGEIRA que servem a França com honra e lealdade (e em missões humanitárias com a O.N.U.)...

Li hoje, num dos nossos 'matutinos', uma referência insultuosa aos "COMANDOS" Portugueses, 'insinuando' terem 'característica' 'mercenária'! PREFIRO pensar, que se tratou apenas de uma "gralha" tipográfica (...)

Experimente-se, 'cara a cara', chamar este 'palavrão'[mercenário] ao Soldado mais 'Praça' da LEGIÃO e... irá vêr... com quantos paus se hasteia a Bandeira da França, mesmo agora... outra vez integrada na OTAN (...).

Tenho o previlégio de conhecer pessoalmente o CORONEL JAIME NEVES, dedicando-lhe imensa estima, admiração e respeito. Ele, faz o favor de me 'retribuir' com AMIZADE muito especial!

Tenho imensa vontade de lhe ir dar os parabéns pela [tardia] PROMOÇÃO ao Generalato!

Julgo que vou ouvir, com a confiança que lhe permitirá falar assim, o mesmo que ouvi, durante o PREC, da boca do Coronel Pinto Soares ao dar-lhe os Parabéns pelo filho ter sido promovido a 'General' [de Aviário], "vá lá dar parabéns ao raio que o parta"!(...)

Sabemos que mais vale tarde do que nunca! Mas esta Promoção vem com o atraso dos antigos comboios da CP que nunca chegaram à 'tabela'!! É insípido !...

A Pátria muitas vezes 'engole' os seus Heróis... especialmente quando esse Herói é um Jaime Neves, Comando, que com 'meia-dúzia' de abnegados Ressuscitou Portugal e
Restaurou a Disciplina nas Forças Armadas..., E, não só!

OTELO SARAIVA de CARVALHO, ao fim e ao resto, também foi dos 'engolidos' e 'lançado' em 'estórias', pois 'ensombrava' os que queriam "louros" do 25 de Abril e era ele que tinha essa "coroa" na cabeça !...

MELO ANTUNES, o Oficial Intelectual de "Todo um Processo", aguarda esquecido que
ao menos [tardiamente] a Título Póstumo lhe rendam Homenagem [à séria] e 'esclareçam' o Povo, do Valor que teve (...)

A Cruz de Guerra de Jaime Neves [já punha qualquer superior hierárquico a 'bater-lhe a pala'], a Consciência de Missão Cumprida, e a Disponibilidade para dizer sempre ao País.... PRONTO! era suficiente(...)! não foi Operacional para andar a disputar 'taças', ou 'honrarias' em proveito pessoal...

Nunca votei no Dr.MÁRIO SOARES, e não me revejo no seu Ideário; mas, algumas vezes surpreende-me pela 'positiva'! Entre outras decisões [não digo agora] em que impôs inteligência e humanidade, "armadas" com a sua Estatura Política, realço a sua acção ao distinguir o Militar Jaime Neves com o grau de Grande-Oficial com Palma da Ordem Militar da Torre e Espada, de Valor, Lealdade e Mérito.

Espantoso! Foi preciso um Republicano, Socialista e Laico, para Condecorar um Coronel [polémico] Comando do Exército Português(...)

Não é por acaso, que o Professor José H.Saraiva, homem de posições Conservadoras e Salazarista convicto, à Luz do Sol e aos Sete Ventos, declara-se apreciador do perfil do Dr. Mário Soares (...)

Estas considerações [se calhar, polémicas], são feitas em SEDE da Educação que tive na qualidade de Militar e Civil!... não há paixões..., nem ódios; todos, não somos demais para salvar Portugal!... respeite-se os Vencidos, saiba honrar-se os Adversários!... Afinal, a Vida é Bela!... "nós", é que fazemos questão de dar cabo dela(...)

Gosto de correr "RISCOS"; vou visitar o Meu GENERAL, dar-lhe os Parabéns com um grande Abraço..., mesmo que me mande para o RAIO que me Parta (...)

... é que se mandar,
com todo o respeito,
desta vez,
não vou
OBEDECER

2 comentários:

dRAMOs disse...

enquanto se zangam as madres e comadres sobre o que foi feito antes e depois do 25 de Abril, lá vai a minha geração tocando viola e estando-se nas tintas para o que foi feito. e daqui a 50 anos? falar-se-á tanto disso como o 1º de Dezembro de 1640, que por sinal, esse sim, foi verdadeiramente importante!

O Patriota disse...

Jaime Neves a General!
Valentim Loureiro a soldado raso.
Viva Portugal livre e democrático!