[ Vox populi vox Dei ]

2009-04-10

CULTO do MOLESKINE

Sou detentor de um 'MACHADO' Neolítico que tem no mínimo 10 mil anos, oferecido por um arqueólogo minhoto que, tal como eu, pratica a Modalidade de Tiro Desportivo.

Todo o "equipamento" que dispomos para a prática desportiva tem, por Lei,que estar
fechado em Cofres Fortes, aparafusados à parede.

Porém, a provecta idade da 'arma de pedra' que possuo, justifica a 'isenção' de estar fechada num cofre, qual 'múmia' encerrada num sarcófago; por isso, «costuma estar tranquilamente em cima da minha secretária», exalando uma "Aura" de fulgores
"guerreiros" ou, o 'CALHAU' [não é a Infantaria de Mafra!], não estaria tão "lascadamente" 'afiada'... com o requinte de hodierna "acha de armas" militar, bafienta na sua dignidade pré-histórica (...)

Quando refiro a Modalidade - Tiro de Precisão - que praticamos, nunca deixo
de evocar o Sócio Nº1 do n/Clube de Tiro, o Insigne Dr. GENTIL MARTINS, de grande expressão Nacional na Carreira de Tiro dos Jogos Olímpicos de Roma nos 60's..., de mão firme na arma [e segurança no bisturi...!]. Nunca é demais SAUDÁ-LO, e a memória de seu pai, também Médico, que foi Olímpico no Tiro, lançamento do disco, equitação, natação e esgrima, dignificando-nos como um dos maiores e mais completo Atleta português (...)

Ao ler na entrevista da "SÁBADO" [edição 255] que o Escritor MÁRIO DE CARVALHO também tem um MACHADO Neolítico com 10 mil anos, «que o tem tranquilamente em cima da sua secretária», e acha que, "nem toda a gente tem em casa um machado neolítico",
fiquei, com a sensação "OVNI" de que não "estamos sós"...

Legalista, comecei a pensar se não estarei a cometer a 'infracção' de 'posse' de 'arma clandestina", e a sentir responsabilidade no «pisa-papéis» que estou a usar como material de escritório!(...)

Sensação agravada ao tomar conhecimento que MÁRIO DE CARVALHO esteve preso na década de 60 em Caxias e no Forte de Peniche, por andar envolvido nas lutas contra o Estado Novo (...)

Eu, sempre 'disciplinado', "Medalha de Mérito Militar", de "Bom Comportamento de Primeira Classe", sem nunca ter estado envolvido em lutas contra "Estado Nenhum", fiquei apreensivo...! até porque, as Leis que actualmente regulamentam as armas, são muito mais rígidas do que as da «Era de Salazar», e, as sanções, não estão mesmo para facilitismos...

Mas, descansei ao saber [à revelia da Entrevista] que MÁRIO DE CARVALHO, grande premiado das Letras, teve a sua autocrítica, e 'remissão' dos 'pecados', pois, pensador livre, foi 'objecto' de 'exclusão' do Partido, que não admite reciclagens, e só gosta de mudanças na 'marcha-atrás' [é a 'estória' do recuar um passo, para não sair do mesmo sítio! afinal de contas...!]

« Ai, Dr.João Amaral! Operário Príncipe! por que te 'foste' embora?»

E, ao dizer que 'descansei', é com convicção, na medida em que o 'Artefacto' Neolítico, Coup de Poing, ou Pedra do Raio..., é machado desenterrado que já não anuncia guerras..., nem obriga quem já não fuma, a 'chupar'qualquer cachimbo da paz!
Apenas 'pisa' os papéis, mas já não pisa mais ninguém (...)

Lá porque temos em comum a vivência(?) de um "Estado que já foi Novo", e DEZ MIL anos sublimados numa machadinha de pedra em cima de uma secretária, ainda não fiz as pazes!

Então, e a história de não gostar do MOLESKINE? lá porque..., "toda toda a gente tem"...!

E que diacho de 'sebenta' é essa da eventual 'réplica' chinesa: GAO JI JI SHI?

O Van Gogh ou o Hemingway, estariam dispostos a traír a Mística dos 'Notebooks' Moleskine?

E o 'esotérico' bloco que morreu em 1986, e teve uma Via Sacra prolongada até à Aleluia de 1998, numa pequena Firma Editorial em Milão?

Foi 'Páscoa', com a 'ressurreição' [reedição] dos Moleskines (...)

Fazendo um retrocesso ao passado, Moscovo e Pekim nunca "cozeram o bacalhau" com as mesmas "batatas"! Então...!

Qual a 'receita' do MAHATMA, no preceito de não violência para 'derrubar' o opressor? GANDHI incutiu, no Povo, o espírito do 'NÃO AOS PRODUTOS INGLESES'(...)e..., triunfou (...)!

Então, porquê comprar 'caderninhos' "made in china" GAO JI JI SHI? Não será comprar 'bibliazinhas' do Mao Tsé-tung em 'branco'?

Não sou exemplo, mas prefiro rabiscar nos guardanapos de papel das "tasquinhas"...

Muito mais inspirador..., do que a Prática do Culto do MOLESKINE (...)

Como 'eles' inventaram o 'papel',

Que fiquem com os Blocos Gao Ji Ji Shi...
Como, o dito cujo
(...)Higiénico...!

1 comentário:

dRAMOs disse...

eu também fui preso, eu também fui preso! yupi!
talvez assim consiga ser promovido!