[ Vox populi vox Dei ]

2009-03-10

« PRESIDENCIALISMO ... com Marca Registada »



Dr. Sidónio Pais
O Presidente Rei

...desde há algum tempo que oiço o termo [presidencialismo] em epígrafe. Hoje [10/03/2009], o Dr.Medina Carreira  na TV(Entrevista de V. Crespo/SIC), também pronunciou o vocábulo...! 

Curiosamente, achei há pouco tempo, no meu 'caixote do lixo', o jornal "O PORVIR" (de Beja - Sábado 22de Junho de 1918) - Semanário Republicano Democrático (o mais popular e de maior tiragem do distrito) com o nº.  623 Ano XIV.

Com a 'ternura' da notícia fresca de antanho, reproduzo na voz de BRITO CAMACHO o que  no jornal  a «Luta»,  de 20 p.p., reclamava nunca  ter sido - "Presidencialista" - e, se, alguma vez o tivesse sido, já "a estas horas o não seria".

"Tal...  trata-se de uma planta americana inadaptada aos rigores do nosso clima. Em Portugal, seria a ditadura a prazo".

No Jornal "O PORVIR", segue-se...  e passo a citar o artigo intitulado:

AÍ, SEU TESO!

« Do discurso pronunciado ante-ontem, - 20/06/1918 - pelo sr. Sidónio Pais, em Elvas:


- "Meterá na ordem todos os que dela quizerem saír. Quem sair armado para a rua, contra o governo, autoridades, propriedade particular ou direitos alheios, será corrido inexoravelmente A TIRO."

- diz ainda o colunista: "Fizessem-lhe o mesmo quando saíu para o Parque Eduardo VII, pois não era de estranhar.» - alusão ao seu (de Sidónio) movimento revolucionário que o levaria a  Presidente "rei"'!

- AÍ, SEU TESO! » - remate do redactor.

Não havia ainda nenhuma astróloga Maya nem professor Karamba, mas no dia 14 de Dezembro de 1918,  o 'agoiro' do jornal cumpriu-se: Sidónio Pais foi abatido a tiro, na Estação do Rossio; 'inexoravelmente A TIRO',... como quisera manter a ORDEM.

Depois disto, o POVO (ou o marketing?) santificou-o e espiritualizou-o ao nível do Espírita Dr. SOUSA MARTINS...

É que a bandeira da Fome tem a (mesma) cor: NEGRA!! E, o dr. Sidónio  tinha implementado uma obra social de distribuição de Sopa aos Pobres.

Ao mesmo tempo que ameaçava com distribuição de BALAS, também distribuia sopa aos pobres!...

Hoje, e por enquanto, o Presidente é para cortar fitas (ou na casaca) sem se ver mais do que a 'inauguração' de Vetos que não vão a lado nenhum! O tal, o "cabeça de abóbora" Américo Tomás, as fitas que cortava ficavam desfocadas com as obras inauguradas apesar de não se 'conseguir ver nada de jeito' naqueles tempos...

A ver vamos no que isto vai dar... O Dr. MEDINA CARREIRA é uma figura pragmática e assustadora! O homem ia falando e, eu, lembrando-me do outro que queria correr tudo o que fosse oposição A TIRO, receei (e receio) pela integridade física deste, devido à sua  frontalidade (receio o perigo dos espontâneos)!

Comparar este primeiro ministro (Sócrates) com Sidónio, torna-se fácil pelas expressões fisionómicas, o gosto de vestir bem e de fino corte e... ainda:

- O outro deu sopa aos pobres!
- Este, tem vindo a dar sopa a todos!

Pergunta do dia:  - «Foi você que pediu um presidencialismo?»

NOTA -  "O PORVIR" advertia:

«não se aceitam informações anónimas ...»

E era Republicano e Democrático, mas não
era BLOG!... 
Tudo bem ...

2 comentários:

dRAMOs disse...

se mudassemos para um regime presidencialista acabavam-se muitos tachos! ah é verdade, estamos em PT, provavelmente iriam-se criar mais jobs for the boys...

César Ramos disse...

dRAMOS

De acordo, e estais falando bem:
« mais jobs for the boys... ».
Quem saberá se os tais "postos de
trabalho prometidos" não seriam para os 'boys'?! e 'girls'?! Então não andam para aí só a falar
a propósito das quotas?
Não sei lá bem porquê, toda a gente
fala nas 'quotas', em que se "vê" as mulheres com 'déficite'democrático,
etc. etc. etc., mas Atenção! será bem assim, ninguém se dá ao trabalho de reparar bem e tudo isto não passará de uma patranha? O que é que impede as mulheres de andarem para a frente? então o tal 25 de Abril ainda não chegou lá? como é
possível? Farto-me de ouvir que elas ganham menos, mas vejo-as emproadas nas Empresas, a terem automóveis melhores que "eles", a
viverem "sózinhas" nos seus apartamentos e, eles, com uma mão à frente e outra atrás ... Já fizeram uma sondagem para afinal se apurar de o REI vai nú, ou vestido de alta costura??

Oi! que lá vem o Machismo! Pois é!
é com essa "treta" que desde que a
História do Mundo tem sido reduzida a escrito, que se sabe: Por
detrás de cada grande homem... está
SEMPRE, uma grande mulher! ELAS sempre mandaram na sombra, como manda o tal Sexto Sentido!!
E,... a 'alcunha' de quem não tem a
oportunidade de ser "um grande homem" - leia-se: ter Poder - são
os paus mandados do cotidiano (...)

Esta ESTÓRIA deve estar viciada através dos incidentes por defeito
das estatísticas! É sabido haver mais mulheres do que homens. Logo,
desde aí, basta haver umas poucas
com alguma desdita na vida, para que a Estatística atire com todo o
Mundo Feminino pelas ruas da amargura ao volante de grandes máquinas, enquanto que os ditos
favorecidos da espécie humana empurram uns chavecos com a "inspecção" em atraso!
Ah! ai deles se não lhes dão o lugar no autocarro, ou se não lhes dão primazia ao entrar um portal de restaurante, escada do prédio ou ... as portas do Inferno!