[ Vox populi vox Dei ]

2009-03-29

ORDEM DE SERVIÇO

Por vezes, ao procurar no guarda-fatos muda de roupa para vestir, reencontro o antigo Dólman que enverguei com orgulho e honra durante o tempo em que cumpri o Serviço Militar.

Resplandecente nos dourados e símbolos bordados a ouro e prata, cintila ainda à grandeza do Império que servi...., à luz do Sol sem Ocaso em Portugal!

A Divisa da minha Unidade era: "Cumprir para além do Dever" e, foi a tentar tal, que me pregaram na farda, entre outras, a Medalha de Bom Comportamento de 1ª Classe.

Jamais senti traumas, motivos de arrependimento, ou outras 'queixas' proferidas por Ex-Militares que, Ab absurdo, afinal exibem Albúns de Fotografias "na" Guerra de África, como 'souvenirs', à guisa de qualquer permanência em Estância de Turismo, ou "Resort" mais ou menos exótico.

Posso suscitar 'vómitos', pelo meu brio na Farda, Missão, Bandeira e Pátria! Mas, não tenho, uma única Foto, para além da do 'tipo passe' colada na Caderneta Militar!

De facto, tudo o que se passou, foi demasiado sério para se fazerem 'à fotografia' antes, e andarem a 'choramingar' agora (...)

Por mim, apenas "choro os mortos porque os vivos não os mereceram". Quanto a traumas e 'arrepelões de cabelos', isso sofre o Portugal moribundo e, entre milhares, eu, por solidariedade com a Terra Mãe, amputada e esclerosada (...)

Não estive nos "MFA's" do 28 de Maio... 25 de Abril... 25 de Novembro... porém, na disponibilidade, ou na reserva, a [minha] Farda mantém o Espírito de Serviço à NAÇÃO, com o Exemplo de D.Nuno Álvares Pereira, que vestia o Hábito por cima da Armadura Cintilante! - Sem sono ... Alerta... e Lança em riste (...)

Em pleno Sec.XXI, na era do plástico e em que tudo é artificial, e faz de conta, ou só simbólico, até o Patriotismo, apenas me resta deixar o Uniforme de 'Vigília' nas costas da cadeira da secretária ...

enquanto vou,

até ao Café (...)

6 comentários:

Joe Bernard disse...

Gostei de ler!
Penso da mesma maneira, só que... fiz espólio no quartel.
Da outra farda que vesti antes do serviço militar, guardo as divisas de Chefe de Quina e o cinto de cabedal com o S na frente, cinto esse que contiunuo a usar, esporádicamente.
É que, se o S era de Salazar, também podia ser de Soares, de Silva ou de Sócrates, embora qualquer destes nomes seja um escarro que SÓ pode manchar o S primitivo!

Luisa Moreira disse...

Sr. Joe Benard,

Soares não é um escarro como o Sr. diz, mas o S de Salazar também serve para escrever sarjeta.

Anónimo disse...

Everything is very open with a clear clarification
of the issues. It was really informative. Your site is useful.
Many thanks for sharing!

Also visit my weblog; Online Batman Games

Anónimo disse...

Have you ever thought about writing an ebook or guest authoring on other websites?
I have a blog centered on the same ideas you discuss and would love to have you share some stories/information.

I know my audience would enjoy your work. If you're even remotely interested, feel free to shoot me an email.

Here is my page - Free Games

Anónimo disse...

Everyone loves what you guys tend to be up too.
This kind of clever work and exposure! Keep up the wonderful works guys I've added you guys to my personal blogroll.

Have a look at my weblog ... Play Batman Games

Anónimo disse...

Hey There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article.
I will be sure to bookmark it and come back to read more
of your useful info. Thanks for the post. I will certainly return.


Also visit my web-site :: Batman Games